Aumento das defesas do organismo (parte 2)

No post anterior foi falado de uma forma directa e resumida as palavras de um médico e fisiologista francês, Claude Bernard: "O micróbio não é nada o terreno é tudo" (http://pt.wikipedia.org/wiki/Claude_Bernard), que repentinamente, na história da medicina tornou-se credível.

Hoje falaremos de alimentos que são benéficos a qualquer altura do ano, pois são vitais ao bom funcionamento dos órgãos, mas especialmente durante o inverno pois é onde há maior propagação de vírus altamente contagiantes. Quem se habituar a ingerir regularmente alimentos saudáveis durante todo o ano, estará a semear saúde para depois a colher.

Cuidados alimentares para quê?

Em todo o mundo a maioria dos alimentos ingeridos são industriais. Isto quer dizer que se submeteram a transformações e adições de componentes químicos destinados à sua conservação e ao seu bom aspecto.

O pior nisso é que o nosso organismo necessita de substâncias vitais para a saúde. Necessita de componentes energéticos e que esse tipo de alimentos não os contêm. Falamos de vitaminas, minerais, oligo-elementos e, principalmente, de enzimas que são destruídas naquele processo de tornar o alimento mais bonito e duradouro.

Como o nosso corpo tem uma necessidade de energia constante, pois as células estão constantemente a funcionar, precisamos de alimentos ricos. E não estamos a falar de um bom bife. Falamos sim de alimentos biológicos, como é o caso da fruta e legumes.

Tendo em conta a quantidade de substâncias químicas de preservação que os legumes e a fruta suporta, mais a poluição dos solos, apercebemo-nos facilmente de que os que são provenientes de agricultura biológica são superiores e capazes de fornecer às células do corpo nutrientes que o torna robusto, energético e desintoxicado. E não estou a mencionar o prazer que é comer, por exemplo, uma maçã biológica.

Não quero dizer com isto de que passe a ingerir apenas produtos biológicos mas, como já disse, "Quem se habituar a ingerir regularmente alimentos saudáveis durante todo o ano, estará a semear saúde para depois a colher".

O valor da fruta e dos legumes 

Os legumes e a fruta nas suas condição ideais, contêm:

- Prótidos, lípidos e glúcidos
- Calorias
- Sódio, potássio, magnésio, cálcio, fósforo, cobre, manganês, ferro e enxofre
- Vitaminas A, B1, B2, B6, B12, PP, C, E e K.

"Os legumes apresentam propriedades nutritivas e curativas importantes em função dos seus princípios activos." - Serge Jurasunas - Naturista de renome.

Estas substâncias permitem:

- purificar o organismo
- eliminar toxinas
- desintoxicam o fígado, rins e intestinos
- fortalecem o sangue
- melhoram o estado geral do corpo e da mente
- reduzem as inflamações
...

Portanto, opte por alimentos ricos em nutrientes, de preferência biológicos.

Em caso um sistema imunitário debilitado, no post da Gripe A, neste mesmo blog,  menciono ingredientes extraordinários, de uma forma detalhada, para aumento das defesas do organismo.

Ao suplementar-se e alimentar-se adequadamente, terá uma boa vacina contra este inverno que se aproxima e estará a prevenir doenças futuras.

Comentários

Mensagens populares