Aumento das defesas do organismo (parte 1)

Já é de nosso conhecimento, quase senso comum, que o Inverno exige mais do nosso organismo, da sua capacidade de resistência e adaptação à redução de temperatura. Isto, claro, difere de pessoa para pessoa pois tem a ver com o 'terreno' - expressão técnica utilizada por Naturistas para descrever, resumidamente, o estado do corpo e sua capacidade de resistir à doença. Portanto, se fortificarmos o terreno, menor predisposição teremos para sofrer de entradas de vírus e bactérias no nosso organismo.

Preparar o terreno

A melhor forma de fortificar o terreno é começar por revitalizar a flora intestinal. É o começo da saúde ou, pelo o contrário, da doença.
Mas antes de a reforçar, teremos que prevenir a sua degradação. Isto é, as paredes do intestino contém no seu interior umas vilosidades com um aspecto de montes uns a seguir aos outros, em que a sua função é absorver os nutrientes. Logo, por muito boa ingestão de alimentos que façamos, se existir uma flora intestinal degradada, não faremos a devida absorção de nutrientes e tal coisa debilita as defesas. Isto quer dizer que o uso regular de laxantes, más tolerâncias alimentares que provoquem descargas e irritações intestinais vão degradar essas mesmas vilosidades. O uso de antibióticos, de medicamentos anti-inflamatórios, analgésicos e anti-depressivos também desgastam em demasia e flora.
Depois de prevenir a sua degradação resta saber como a revitalizar. A resposta está em dois pontos:
1. Na ingestão de pré-bióticos, isto é fibras. As fibras são a maior fonte de alimento das bactérias boas presentes no intestino que combatem as bactérias nocivas. Outro papel fundamental das fibras é levar água ao intestino tornando as fezes moles e consistentes.
2. Suplementação de Probióticos. Os probióticos são microrganismos vivos que garentem uma função intestinal saudável e são recomendados em todas as idades. São bactérias que prevalecem nos intestinos que produzem ácidos e substâncias que inibem o crescimento das bactérias patogénicas, e ajudam na produção de enzimas para melhor absorção alimentar por parte das vilosidades anteriormente faladas aqui.

Portanto, para reforço do terreno é preciso fortificar e cuidar da flora intestinal que constirui a primeira linha de defesa do nosso organismo.

Isto é apenas o começo. Falaremos de seguida de um factor fulcral - a alimentação. No próximo post iremos falar de alimentos ricos em nutrientes que são usados pelo nosso organismo para produzir anti-corpos (células defensoras do organismo).

Comentários

Mensagens populares