Mangostão ou Mangosteen, Goji e Açai

O meu objectivo é clarificar a diferença de cada um destes "super-frutos", riquíssimos em antioxidantes que previnem o envelhecimento. Se falamos em envelhecimento, logo falamos em doença, claro!


Mas primeiro, vamos deixar bem claro o que são Anti-Oxidantes e os Radicais Livres, que é tão falado pelos media.



PORQUE ENVELHECEMOS?



O envelhecimento deve-se ao dano celular causado pelos radicais livres

O envelhecimento é um processo progressivo e universal que com o tempo ocore em todo o ser vivo em consequência da interacção da genética do indivíduo e do seu meio ambiente. Nume população mundial cada vez mais envelhecida, os temas relacionados com o prolongamento dos anos úteis de vida atravessam as complexidades bioquímicasdo metabolismo humano e o seu conhecimento exacto torna-se indispensável.

Uma das teorias actuais que explica o processo de envelhecimento é a dos radicais livres, segundo a qual causam danos celulares. Estes são átomos ou moléculas altamente reactivas por conterem ul electrão não-emparelhado, produzido pelo próprio organismo como consequência do seu próprio metabolismo. Mas já passo a explicar melhor mais à frente.

Factores que aimentam a produção de radicais livres no corpo humano e, logo, aceleram o envelhecimento:
- contaminação atmosférica, da água e dos alimentos (metais pesados, herbicidas, pesticidas)
- o fumo do tabaco
- a ingestão excessiva de fármacos
- dietas ricas em gorduras saturadas e/ou pobres em fruta
- o exercício físico excessivo
- consumo de álcool, drogas, etc.
- processos infecciosos, inflamatórios e traumáticos
- …

O que são os radicais livres?

São elementos químicos produzidos de forma natural no organismo. Atacam as moléculas ao seu redor que, por sua vez, se convertem em novos radicais livres. Estes resíduos acumulam-se e impedem as células de trabalhar com normalidade.
Os prejuízos que causam podem ser o ponto de partida de numerosas patologias.

Os órgãos mais afectados pelos radicais livers são:
- a pele
- o sistema cardiovascular
- o sistema nervoso
- os olhos
- sistema imunitário
- o fígado

provocando também uma diminuição da massa proteíca e desencadeiam numerosas doenças.

Bom, “por miudos”...
O nosso corpo,como tudo o que nos rodeia, é constituído por átomos que se agrupam em moléculas. Uma molécula estável contém átomos com electrões emparelhados, enquanto que uma molécula instável – um radical livre – tem um electrão não-emparelhado ou, o que é mesmo, livre.
Uma vez que o radical livre consegue roubar o electrão de que precisa para emparelhar o seu electrão livre, a outra molécula converte-se por sua vez num radical livre, iniciando-se assim um ciclo destrutivo para as nossas células.


Um bom exemplo – a fruta quando deixada em cima de uma mesa, rapidamente começa a deteriorar, acabando por apodrecer. A luz do dia conjugada com o oxigénio provoca uma interacção originando os radicais livres que combinados com a temperatura ambiente levam os alimentos à putrefacção. São os radicais livres de oxigénio, presentes no meio ambiente que são os responsáveis pela deterioração dos alimentos.
Acontece que a luz absorve um electrão duma molécula de oxigénio e forma-se um radical livre. Este, em contacto com as moléculas dos alimentos desencadeia o processo já acima mencionado.

O corpo humano tem maneiras de prevenir ou corrigir o dano causado pelos radicais livres e impedir que causem prejuízo aos tecidos através dos chamados antioxidantes. Porém, nem sempre todos os danos dos radicais livers se podem evitar ou reparar, o que pode dar lugar ao aparecimento de determinadas doenças.
Portanto é importante ajudar o organismo na sua luta contra os radicais livres para que funcione correctamento e assim previna o desenvolvimento de algumas patologias.


O que são os anti-oxidantes?

Os antioxidantes também são conhecidos como “varredores de radicais livres”. Na realidade são nutrientes que existem numa dieta saudável que actuam:
Melhorando a utilização de oxigénio pelas células, defendendo o corpo da depleção celular e muscular, provocando um rejuvenescimento celular, inibindo o processo de envelhecimento.
Os nutrientes antioxidantes mais comuns são:
- Vitamina A
- Vitamina C
- vitamina D e E
- Zinco
- Selénio
- Coenzima Q10
- Resveratrol
- Licopeno.
Os antioxidantes são compostos naturais que têm a capacidade de reagir com os radicais lirves sem gerar novos elementos tóxicos e, desta forma, eliminam os efeitos negativos provocados pelos radicais livres.
Estudos recentes demonstram que os antioxidantes podem ser a protecção mais eficaz contra o envelhecimento celular e as doenças degenerativas.
Com a idade, a eficácia do corpo para evitar ou reparar os danos provocados pelos radicais livres é menor e por isso, o aporte de antioxidantes é especialmente interessante quanto mais idade temos.

Podemos atrasar o envelhecimento de forma natural?

Os antioxidantes podem estabilizar os radicais livres de forma natural
- Restauram a elasticidade da pele
- Previnem o envelhecimento da pele
- Protegem contra as doenças do coração
- Têm efeito anticoagulante
- reduzem os efeitos perigosos do sol, protegendo a pele de manchas e outras lesões
- Diminuem os efeitos nocivos do tabaco, do álcool
- Têm um efeito favorável sobre a visão
- Diminuem os níveis de colesterol.


A actividade antioxidante é a que permite neutralizar os átomos de oxigénio. O átomo de oxigénio em estado estável tem 4 pares de electrões e torna-se instável quando perde um electrão. O radical livre é um átomo de oxigénio com 7 electrões, que ao ficar livre toma um electrão da membrana celular e um tecido corporal e produz assim amis um outro radical liver. Isto resulta numa cascata de oxidações em todos os tecidos corporais. A oxidação é uma das causas das doenças crónicas degenerativas. Os radicais livres estão em contínua formação nas células do organismo, e em pequenas quantidades não produzem efeitos tóxicos já que são neutralizados pelo próprio organismo mediante substâncias antioxidantes.
Brevemente falarei dos Super-Frutos e compreenderão melhor esses mesmos e os seus efeitos no nosso organismo...

Comentários

Mensagens populares