Goji


O mais nutritivo e mais poderoso alimento antioxidante conhecido pelo homem. Um super-alimento milagroso que nos chega do tecto do mundo.



É uma verdadeira loucura a procura que se verifica, desde há um par de anos, nos EUA e no Canadá de um pequenp fruto oriundo dos Himalaias e para a qual contribui certamente o facto famosos como Oprah Winfrey, Madona, Steven Seagal e outros o consumirem regularmente, como parte dos seus programas anti-envelhecimento, e o recomendarem. Essa febre chegou entretanto à Europa, onde a procura dessas pequenas bagas é já frenética, quer pelas importantes promessas que consigo trazem quer devido á sua própria escassez. Mas afinal qual é o segredo que há mais de 3000 anos encerram esses atractivos frutos de um vermelho coração?



O que é o Goji?



O Goji dá pelo nome científico de Lycium barbarum L., pertence à família das solanáceas e é oriundo dos Himalaias, pelo menos as bagas autêncticas, onde é colhido de Julho a Setembro. Tem a aparência de um pequeno tomate-morango, de cor vermelho vivo e, segundo a tradição tibetana, é extremamente sensível e delicado pelo que não deve ser tocado pela mão humana, pois, quando isso acontece, transforma a sua cor vermelho-vivo numa outra cor mais escura, quase negra, perdendo propriedades. Daí a colheita ser feita sacudindo os ramos do Goji e recolhendo o fruto em malhas de bambú, sendo de seguida as bagas transportadas, lavadas e postas a secar à sombra e posteriormente envasadas, isso sim, sem nunca serem tocadas pela mão humana. O seu sabor único é uma mistura entre noz-suave, tomate-morango frutado, amoras e cerejas, libertando um particular aroma à fresca fragância de nozes tostadas.



Bagas de Goji – um interesse avassalador



Além da sua milenar reputação na Ásia, e em concreto no Tibete, na China e na Índia, de extraordinária planta medicinal, o Goji despertou, também, o interesse da ciência ocidental pela sua riqueza nutritiva e antioxidante que deixa a milhjas de distância os outros alimentos conhecidos. Na verdade, de acordo com o que esses estudos apontam, as bagas de Goji são talvez a fruta de maior riqueza nutrutuca conhecida. Há que no entanto referir que essa riqueza se encontra no fruto, que foi aquele que foi estudado, e em alguns sumos mas onde a qualidade reina, e isso quer dizer que o sumo não é uma “pechincha”. Essa riqueza raduz-se em:



Proteínas


Contém 18 tipos de aminoácidos (13gr por cada 100gr de fruto seco, isto é, seis vezes superior ao pólen da abelha e com mais proteína que a generalidade dos cereais integrais), incluíndo todos os 8 aminoácidos essenciais, tais como a isoleucina e o triptofano.



Minerais


As bagas de Goji contêm também mais de 21 oligoelementos, incluindo o zinco, o ferro, o cobre, o cálcio, o germânio (mineral anti-cancerígeno), o selénio e o fósforo.



Antioxidantes e Vitaminas


As bagas de Goji estão entre as mais elevadas fintes de carotenõides de todos os alimentos ou plantas comuns conhecidos na Terra. Contêm o espectro completo de carotenóides antioxidantes, incluíndo o betacaroteno (melhor fonte do que a cenoura), a zeaxantina e a luteína (os grandes protectores da vista). As bagas de Goji contêm 500 vezes a quantidade de vitamina C das laranjas, fazendo com que seja uma das fontes de vitamian C mais rica da Terra. São ricas, ainda, em vitaminas B1, B2, B6 e vitamina E. Os gojis maduros contêm betasisterol (um agente anti-inflamatório, baixa o colesterol, trata a impotência sexual e também ajuda na hipertensão), sesquiterpenóides como a ciperona (regula a tensão arterial, alivia o desconforto menstrual, é usada no tratamento do cancro do colo do útero) e a solavetivona (que contém propriedades anti-bacterianas a anti-fungícas), os tetraterpenóides e a betaína (úteis para melhorar p funcionamento do fígado, promovendo a digestão e reputadas substâncias para promover a memória e proteger o ADN) e a fisalina (substância activa contra todos os tipos de leucemia).


As bagas Goji contêm, também, uma excelente riqueza em fibra através da presença de polissacarídeos de elevada densidade que fortalecem e apoiam o sistema imunitário saudável. Os polissacarídeos são longas cadeias de moléculas de açúcar que alimentam os macrófagos (grandes glóbulos brancos) na parede dos intestinos. Um polissacarídeo encontrado nas bagas de Goji, demonstrou ser um poderoso estimulante da secreção da rejuvenescedora hormona do crescimento.


As bagas Goji foram avaliadas como o alimento com a capacidade antioxidante mais elevada na escala da ORAC (Oxygen Radical Absorvance Capacity), espantosamente, com 25100 unidades ORAC, comparando, como por exemplo, com 750 unidades ORAC da laranja.



Ómega 3 e 6


As bagas Goji são também muito ricas em ácidos gordos essenciais, vulgarmente denominados ómegas saudáveis, e que são requeridos pelo corpo para a produção de hormonas e promovem o bom funcionamento do cérebro e dos sitema nervoso.



Benefícios das bagas de Goji


Os seus mentores, e são cada dia mais, encontram propriedades raras e únicas entre os alimentos conhecidos, a este verdadeiro “alimento milagre” tibetano, entre as quais:


- Protege o corpo do envelhecimento e aumenta a longevidade (conhecido como a fruta da longevidade entre os Tibetanos e em particular os Hunzas que são tidos por serem o povo mais são e feliz da Terra, com longevidades de até 140 anos).


- Promoção da energia e bem-estar em geral


- Fortifica e mantém um sistema imunitário saudável


- Defende de e luta contra vários tipos de cancro


- Combate a inflamação e a artrite


- Baixa o colesterol


- Equilibra os níveis de pressão do sangue


- Reduz os níveis de glicose no sangue


- Melhora as cataratas, a visão turva e a audição


- Fortalece e suporta a função saudável do fígado e dos rins


- Fortalece os ossos e os tendões


- Mantém um sistema nervoso saudável


- Protege a pele dos danos causados pelo sol


- Combate a formação de celulite (daí algumas pessoas, como o Dr. Howard Murad, um conceituado dermatologista, lhe chamarem “o assassino da celulite”)


- Ajuda na perda de peso


- Promove a felicidade (diz-se que “um punhado pela manhá fará com que se sinta feliz para o resto do dia”)


- Aumenta a líbido e o desempenho sexual (conhecido no Oriente como o viagra natural)


- Promove a fertilidade


- Combate a perda de cabelo


- Aumenta a absorção do cálcio


- Combate patologias autoimunes


- Auxilia a neutralizar os efeitos secundários da quimio e da radioterapia


- Ajuda na prevenção do cancro.



Modo de tomar



Em bagas, um punhado por dia.


Em sumo, depende do seu grau de concentração. Siga o conselho descrito nas embalagens.

Comentários

Mensagens populares