A minha opinião

É bem sabido que um sistema imunitário resistente, preparado, nutrido... é bem mais eficaz no combate a qualquer tipo de intruso.
É bem sabido que uma alimentação equilibrada e variada é preciosa para o sistema imunitário, assim como exercício físico regular e, claro, um descanso apropriado.
No entanto, mesmo com estes requisitos cumpridos, poderá não ser suficiente para travar certos vírus já com décadas de evolução e de resistência, muitos deles proporcionando e induzindo, a médio/longo prazo, infecções, doenças auto-imunes e até a morte..


Gripe A
O vírus da Gripe A (H1N1) se foi feito para ganhar dinheiro, se foi para matar os velhos ou os novos, nunca terei a certeza. O que é certo é que o vírus é real e isso quer dizer que todos nós não devemos desprezar certos cuidados... isto não quer dizer entrar em completa paranóia.
A natureza tem o que precisamos. Só temos é que ingerir o que é necessário nas dosagens necessárias para um bom reforço imunitário. E cabe-me a mim e a muitos outros profissionais de saúde recordar certos nutrientes que são necessários. Recomendo serem tomados em forma de Suplementos, pois é a única forma de ter-mos a certeza de que ingerimos quantidades suficientes.

Nutrientes a privilegiar:
1- Vitaminas

Vitamina A – mantém a pele e as membranas das mucosas saudáveis, contribuindo para evitar infecções no nariz, garganta, pulmões, etc...
Vitamina C - reduz a duração e severidade dos sintomas de constipações e alguns autores sugerem que a sua utilização possa previnir gripes e constipações;
Selénio – realiza as suas funções principaid como parte da enzima glutatião peroxidase, que é um antioxidante, protector das estruturas intracelulares contra os danos causados pela oxidação, resultante da oxidação dos radicais livres.
Vitamina E – é um antioxidante poderoso, protegendo especialmente os lípidos das paredes celulares. Exerce também um importante papel neurológico e impede a degeneração dos nervos e músculos, bem como na estimulação da resposta do sistema imunitário.

2- Oligoelementos
Zinco
– nutriente primário na função imunitária, particularmente devido aos seus efeitos benéficos sobre a função do timo e dos leucócitos
Magnésio – mineral essencial na síntese do ARN e para a replicação do ADN, isto é, na produção celular.
Cobre – desempenha no organismo uma função antioxidante por ser um elemento constituinte da enzima S.O.D. Esta enzima protege as células dos danos causados pelos radicais livres.

-Probióticos – a principal razão é desencorajar a presença de bactérias nocivas putrefactivas e patogénicas no intestino. Os probióticos também produzem os seus próprios antibióticos específicos. Isto aumenta significativamente a capacidade no combate aos micro-organismos infecciosos. Para além disso, não adiantava tomar certas vitaminas, nas suas maiores quantidades, se não houvesse probióticos no intestino, pois sem eles o organismo não conseguiria absorver essas mesmas.
-Prébioticos- estimula o crescimento de bifidobactérias (família de bactérias benéficas do cólon)

-Ómega 3 e 6 – óleos gordos essenciais ao bom funcionamento do organismo, tanto a nível celular, como hormonal e afins. Já pensou como é que habitantes dos pólos conseguem aguentar temperaturas tão baixas? Não é por causa do Paracetamol. É devido ao ínumero peixe gordo que têm presente na sua alimentação.

-Polifenóis – antioxidantes poderosos e essenciais no combate aos radicais livres

-Shitaké, Maitaké, Agaricus e Reishi – Cogumelos Orientais com um vasto estudos ciêntíficos que estimulam a eficácia das células T, um dos principais grupos de células do sistema imunitário. São dos alimentos, que poderão ser ingeridos como Suplemento, que possuem maior capacidade imuno-estimulante.

-Astralagus – planta com propriedades anti-víricas e é muito utilizada para combater gripes e constipações. É considerada também uma planta energética, pois acelera o metabolismo e fornece energia para combater a sensação de fadiga, muito presente nas gripes.

-Echinacea – aumenta a produção e a estimulação da activação de leucócitos. Possui propriedades anti-sépticas e antivirais.

-Própolis – possui propriedades anti-microbianas e estimula o sistema imunitário, sendo utilizado para aumentar a resistência ao organismo para combater infecções respiratórias.

-Alho envelhecido – é simplesmente uma bomba (benéfica) no nosso organismo. O Alho Envelhecido leva um processo de envelhecimento, que transforma a alicina (uma subatância que mata células) em outros compostos aliáceos benéficos. Para não prolongar muito a conversa sobre o Alho Envelhecido, está provado que aumenta pelo menos três tipos de anticorpos (macrófagos, linfócitos e células NK (Natural Killer), até utilizadas para combater cancros, uns deles até 300%. Portanto, é um escudo protector do nosso organismo.

A lista é grande e muitas mais coisas haveria para serem descritas. Apesar de ter relatado todos estes componentes, não é necessário tomar tudo isto em Suplemento. Se assim fosse, teria que adquirir pelo menos 2 a 3 produtos para se “auto-vacinar”. Basta optar por um Suplemento que contenha alguma parte desta lista e o que faltar poderá adicionar à sua alimentação diária (ex.: frutas, legumes, frutos secos...).

Suplementos que contenham Echinacea e Propolis; ou Alho Envelhecido, Astralagus e Cogumelos Orientais, são bons exemplos de Suplementos que poderá tomar para prevenir gripes e constipações. Para ingestão de vitaminas e oligoelementos poderá optar pelas bagas de Goji – que para conhecer melhor as suas propriedades visualize o arquivo de Outubro.

Deixe um comentário

Comentários

Mensagens populares